2018-04-27

Festa de encerramento do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Imagem do laço azul humano

Centenas de crianças juntaram-se esta manhã no Jardim da Alameda D. Afonso Henriques para brincar, fazer jogos tradicionais, praticar desporto e ouvir música.

 

A festa culminou com a formação de um laço azul humano, às 12h, com todas as crianças vestidas dessa cor. Foi assim o final da campanha do Mês dos Maus Tratos na Infância na cidade de Lisboa, que decorreu hoje, entre as 10h e as 12h.

 

À mesma hora, em mais de cinco dezenas de localidades de Portugal Continental e Ilhas, foram feitos outros laços azuis humanos, símbolo desta iniciativa.

 

A festa contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, da Vice-Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Odete Severino, do Vereador do Pelouro da Educação e dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles, e da Associação das Mulheres Contra a Violência.

 

Esta campanha, intensamente assinalada no país, terá, por certo, deixado sementes, para que todo o ano seja tempo de prevenir os maus tratos na infância.

De âmbito internacional, com origem nos Estados Unidos da América, em 1989, esta campanha estará de volta daqui a um ano, porque: “Cuidar e Proteger, Ajuda-nos a Crescer”.