Skip to Content
This service uses cookies to improve your usability experience.
To proceed using this service, you agree with our cookie usability policy
Know more

News

Close Login

News

email CNPDPCJ

- Conteudo Principal

Abril-Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Todos os anos, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens recebem mais de 40 000 comunicações de perigo e trabalham, em média, em cerca de 70 mil processos. São números preocupantes, que a todos interpelam!

Para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), organismo que coordena as 311 CPCJ existentes no país, promove anualmente uma campanha de sensibilização, com vista à prevenção dos maus-tratos, práticas muito lesivas para as crianças, que podem deixar marcas profundas no seu desenvolvimento. Acontecem em diferentes contextos e são transversais a todos os estratos da população, revestindo muitas formas: negligencia, abandono, maltrato físico e psicológico, abuso sexual.

Serei o que me deres, que seja amor”, é o slogan desta campanha, que visa chamar a atenção da comunidade para a urgência de todos prevenirmos e combatermos os maus-tratos a que muitas crianças são sujeitas.

O símbolo do Mês da Prevenção é um Laço Azul e todos os anos, tanto a Comissão Nacional como as CPCJ formam grandes Laços Azuis Humanos.

Trata-se de uma campanha que tem já grande adesão: para além das CPCJ, o Laço Azul está nas escolas, centros de saúde, núcleos hospitalares, associações, estabelecimentos comerciais, envolvendo pessoas todas as idades. Em todo o país, há edifícios e estruturas iluminados a azul durante todo o mês, revelando também um forte empenho dos municípios.

Para a edição deste ano, a CNPDPCJ vai realizar, no dia 28 de abril, o Laço Azul na icónica Praça do Comércio, envolvendo centenas de alunos de escolas de Lisboa, que envergam T-Shirts azuis.