Skip to Content
This service uses cookies to improve your usability experience.
To proceed using this service, you agree with our cookie usability policy
Know more

News

Close Login

News

email CNPDPCJ

- Conteudo Principal

10.ª Reunião Plenária do Comité Diretor dos Direitos da Criança do Conselho da Europa

Termina hoje a 10.ª Reunião Plenária do Comité Diretor dos Direitos da Criança (CDENF) do Conselho da Europa, que decorre em Estrasburgo, desde terça-feira.

Estão reunidos representantes de todos os Estados-Membros desta organização internacional, estando Portugal representado por Célia Chamiça, elemento da Equipa de Relações Internacionais da Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), que participa com a posição nacional elaborada com base nos contributos recolhidos junto de várias equipas da CNPDPCJ e entidades representadas no Conselho Nacional da Comissão Nacional.

Numa sessão conjunta com o Comité Europeu de Cooperação Judicial (CDCJ), o CDENF e o CDCJ aprovaram dois documentos de relevo, que resultaram de quatro anos de trabalho articulado entre ambos os Comités: a proposta de Recomendação sobre a Proteção do interesse superior da criança em procedimentos de acolhimento e correspondente Memorando Explicativo. Os documentos serão agora submetidos a discussão e votação do Comité de Ministros do Conselho da Europa. O CDENF e o CDCJ aprovaram ainda ferramentas de implementação da proteção do interesse superior da criança - uma relativa a procedimentos de acolhimento e outra a procedimentos de separação parental.

Na reunião, foram aprovadas notas conceptuais e notas de orientação temáticas, de que se destaca a que versa sobre a salvaguarda das crianças dos riscos de acesso a conteúdos pornográficos online, bem como a que se centra na futura ação do CDENF com vista à exequibilidade, oportunidade e pertinência da elaboração de um instrumento de avaliação do impacto da Inteligência Artificial nos Direitos da Criança.