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OCDE publica relatório sobre a vida das crianças na era digital
OCDE publica relatório sobre a vida das crianças na era digital
Recentemente, a OCDE publicou o relatório intitulado "How’s life for Children in the Digital Age?”, que apresenta uma visão panorâmica da vida das crianças no ambiente digital nos países da OCDE, numa era marcada pela rápida evolução dos meios digitais, que desempenham um papel importante no seu quotidiano.
O relatório baseia-se nos dados transnacionais mais recentes e assinala que, embora as tecnologias digitais proporcionem oportunidades educativas e sociais para as crianças, a sua utilização excessiva pode comprometer o seu bem-estar e contribuir para o surgimento de problemas de saúde mental entre elas. Entre os vários sinais de alerta nos países da OCDE, poderão ser salientados os seguintes:
- Em 2022: 96% das crianças de 15 anos tinham acesso a um computador em casa; cerca de 70% das crianças de dez anos possuíam um smartphone para uso próprio;
- Cerca de 50% das crianças de 15 anos utilizam equipamentos digitais durante mais de 30 horas semanais e cerca de 60% ultrapassam as duas horas diárias ditas recomendadas durante os dias úteis;
- Cerca de 17% das crianças com idade entre os 11 e os 15 anos relatou ter sido vítima de cyberbullying;
- Registou-se a tendência de surgimento de problemas associados ao uso excessivo de videojogos por parte dos meninos, e associados ao uso problemático de redes sociais e a maior exposição a experiências negativas na Internet por parte das meninas.
Com este relatório, a OCDE aborda a necessidade urgente de se reforçar o conhecimento sobre a vida das crianças no ambiente digital para enfrentar os desafios multifacetados que resultam dessas circunstâncias, apontando como fundamental:
- Investir numa recolha de dados mais robusta para acompanhar o envolvimento digital das crianças;
- Avaliar o impacto do envolvimento digital das crianças no seu bem-estar e desenvolvimento; e
- Incorporar as ideias das próprias crianças, bem como as dos profissionais de saúde, educadores e pais na abordagem política multissectorial que envolva toda a sociedade, com a participação de fornecedores de serviços digitais.
Poderá aceder à versão integral do Relatório em Inglês aqui e à versão abreviada em Francês aqui.