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Comissão Nacional promove formação sobre maus-tratos na infância

O período pandémico e os correspondentes desafios escolares, foram o mote para esta iniciativa da CNPDPCJ, em parceria com o Ministério da Educação.

“Os Maus Tratos/Abusos na Infância – Conhecer os Sinais para Melhor Proteger” foi o tema da ação de formação levada a cabo pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens durante este mês de julho.

O período pandémico e os correspondentes desafios escolares, foram o mote para esta iniciativa da CNPDPCJ, em parceria com o Ministério da Educação.

Rosário Farmhouse, presidente da Comissão, congratula-se pelo êxito da iniciativa: “Proteger crianças compete a tod@s" e é fundamental que estejamos atentos aos sinais de perigo que podem estar perto de nós! A adesão por parte dos docentes e não docentes foi extraordinária. Assim que foi divulgada, recebemos 1700 inscrições de docentes e 600 de não docentes, demonstrando o interesse que têm por este tema”.

Esta primeira fase de formação ocorreu nos dias 7 e 8, 14 e 15 e 22 e 23 de julho e foi repartida em três ações, em formato digital, com a duração de seis horas cada, abrangendo 900 formandos.

A partir de setembro outras ações irão ser realizadas, para responder às inúmeras solicitações.

Estas ações sobre maus-tratos foram ministradas por Fátima Duarte, com a colaboração de Teresa Espírito Santo, da Comissão Nacional, contando com o apoio de Conceição Vieira, Maria José Vasco, Antónia Almeida, Ana Rosa Pires, Ana Veríssimo e Marta Almeida e teve como principais objetivos:

•Enquadrar a problemática dos maus tratos/abusos contra crianças e jovens; 
•Identificar indicadores, sinais e sintomas associados aos maus tratos/abusos contra crianças e jovens; 
•Adquirir competências de identificação precoce de situações de maus tratos/abusos e outras situações de perigo; 
•Clarificar procedimentos de proteção face a situações de maus tratos/abusos contra crianças e jovens.

Os participantes tiveram a possibilidade de fazer perguntas, deixar as suas reflexões e comentários, atingindo um volume superior a 3.000 intervenções. As citações abaixo, pretendem ilustrar a forma acolhedora como os participantes receberam estas ações:

“Muitas chamadas de atenção que ajudarão muito no nosso dia a dia. Há situações que muitas vezes podem ‘passar ao lado’ por não termos alertas como estes que nos estão a dar.”

“Todos estes materiais são muito interessantes e são muitos os pormenores que por vezes escapam aos Diretores de turma que são quem, na maioria das vezes, está mais perto destas situações.”