- Conteudo Principal

Projeto 4Children

A CNPDPCJ é parceira da Associação do Planeamento da Família na promoção do projeto 4Children, cofinanciado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EAA Grants.

símbolo dos EEA Grants

Segundo o Conselho da Europa, 1 em cada 5 crianças é vítima de abuso sexual que, na maioria das situações, é cometido por uma pessoa próxima. Estas vivências, potencialmente traumáticas, podem comprometer de forma decisiva o seu desenvolvimento.

Neste contexto, foi desenvolvido na Islândia, o modelo Barnahus (em português, Casa das Crianças). Este modelo tem sido alvo de reconhecimento internacional como uma boa prática de intervenção, pois oferece às crianças e jovens vítimas uma resposta abrangente, coordenada, profissional e adaptada às suas características.

Através do apoio do Fundo de Relações Bilaterais do EEA Grants, a Associação do Planeamento da Família (APF) e as entidades parceiras Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, do Centro de Estudos Judiciários, do Instituto de Medicina Legal e da Polícia Judiciária e com o Council of the Baltic Sea States e a ONG islandesa Barnaheill desenharam o Projeto 4Children.

Este projeto visa a construção de parcerias bilaterais para o melhor conhecimento e eventual implementação do modelo Barnahus em Portugal, de modo a contribuir para a proteção de crianças e jovens vítimas, através do desenvolvimento de intervenção integrada e especializada em abuso sexual, evitando a dispersão de respostas e a necessidade da criança ter de repetir a sua história em vários serviços, correndo o perigo da sua revitimização.

Para mais informações sobre o projeto consulte a página da APF.