Notícias
email- Conteudo Principal
Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ
O Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ, referente ao ano de 2021, teve lugar em Reguengos de Monsaraz, entre os dias 22 e 24 de junho.
Com o apoio da Câmara Municipal, o Encontro foi subordinado ao tema Crianças em Contexto de Crise, tendo decorrido ao longo dos dias 22, 23 e 24 de junho, no Pavilhão Multisusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.
Foram 3 dias muito intensos de partilha e reflexão, que reuniram as CPCJ de todo o país.
No primeiro dia de trabalhos estiveram presentes a Procuradora Geral da República, Lucília Gago, a Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, Marta Prates, presidente do Município de Reguengos de Monsaraz, Rosário Farmhouse, presidente da CNPDPCJ, e Rosa Campaniço, presidente da CPCJ de Reguengos.
Maria João Fernandes, vice-presidente da CNPDPCJ, fez a apresentação do Relatório de Avaliação da Atividade das CPCJ do ano de 2021.
Na impossibilidade de estar presente, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, enviou uma mensagem a todos os participantes.
O momento cultural do dia ficou a cargo do grupo de cantares alentejano “Encanta Modas”.
Na manhã do segundo dia contámos com a participação do Juiz Desembargador, Paulo Guerra, que moderou o painel Crianças e saúde Mental, onde participaram Teresa Goldschmidt, Pedopsiquiatra e Rute Agulhas, Psicóloga Clínica e Forense.
André Tavares Rodrigues, autor do projeto Bem-Estar no Sistema de Proteção em Portugal fez uma dinâmica de grupo com os participantes e contou com a colaboração das CPCJ envolvidas no projeto, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Beja, Elvas e Loulé.
António Castanho, Psicoterapeuta e representante do MAI, moderou a sessão temática Crianças - Violência e Conflitualidade, que contou com a participação de Fernanda Alves, Procuradora da República, Luís Fernandes, Psicólogo do CAFAP e Cátia Silva testemunho de vida em contexto de violência doméstica.
Helena Gonçalves, Procuradora Regional de Lisboa, moderou a sessão Crianças - Processos de Promoção e Proteção e Lei Tutelar Educativa, na qual participou Maria João Fernandes, vice-presidente da CNPDPCJ, Catarina Pral , representante do Ministério da Justiça e José Amaro, Diretor do Centro Educativo Navarro de Paiva.
No final a Marcha Infantil ANII+ presenteou os participantes com um momento musical.
Na manhã do terceiro e último dia contámos com a participação de Márcio Gagliato, consultor internacional da UNICEF, Sónia Almeida, Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, Ana Teresa Leal, coordenadora do Gabinete da Família, da Criança e do Jovem da PGR e Inês Amaro, Diretora do Departamento Social do ISS.
O momento cultural foi proporcionado pela Academia de dança e artes performativas de Reguengos de Monsaraz.
A sessão de encerramento contou com a presença do Senhor Secretário de Estado Adjunto da Justiça, Jorge Costa, da presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates e da Presidente da CNPDPCJ, Rosário Farmhouse.
No final, Marta Prates passou o testemunho ao Vereador Rui Teixeira de Peso da Régua, onde terá lugar o próximo Encontro Anual.