Skip to Content
This service uses cookies to improve your usability experience.
To proceed using this service, you agree with our cookie usability policy
Know more

News

Close Login

News

email CNPDPCJ

- Conteudo Principal

Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ

O Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ, referente ao ano de 2021, teve lugar em Reguengos de Monsaraz, entre os dias 22 e 24 de junho.

Com o apoio da Câmara Municipal, o Encontro foi subordinado ao tema Crianças em Contexto de Crise, tendo decorrido ao longo dos dias 22, 23 e 24 de junho, no Pavilhão Multisusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

Foram 3 dias muito intensos de partilha e reflexão, que reuniram as CPCJ de todo o país. 

No primeiro dia de trabalhos estiveram presentes a Procuradora Geral da República, Lucília Gago, a Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, Marta Prates, presidente do Município de Reguengos de Monsaraz, Rosário Farmhouse, presidente da CNPDPCJ, e Rosa Campaniço, presidente da CPCJ de Reguengos.

Maria João Fernandes, vice-presidente da CNPDPCJ, fez a apresentação do Relatório de Avaliação da Atividade das CPCJ do ano de 2021.

Na impossibilidade de estar presente, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, enviou uma mensagem a todos os participantes.

O momento cultural do dia ficou a cargo do grupo de cantares alentejano “Encanta Modas”.

Na manhã do segundo dia contámos com a participação do Juiz Desembargador, Paulo Guerra, que moderou o painel Crianças e saúde Mental, onde participaram Teresa Goldschmidt, Pedopsiquiatra e Rute Agulhas, Psicóloga Clínica e Forense.

André Tavares Rodrigues, autor do projeto Bem-Estar no Sistema de Proteção em Portugal fez uma dinâmica de grupo com os participantes e contou com a colaboração das CPCJ envolvidas no projeto, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Beja, Elvas e Loulé.

António Castanho, Psicoterapeuta e representante do MAI, moderou a sessão temática Crianças - Violência e Conflitualidade, que contou com a participação de Fernanda Alves, Procuradora da República, Luís Fernandes, Psicólogo do CAFAP e Cátia Silva testemunho de vida em contexto de violência doméstica.

Helena Gonçalves, Procuradora Regional de Lisboa, moderou a sessão Crianças - Processos de Promoção e Proteção e Lei Tutelar Educativa, na qual participou Maria João Fernandes, vice-presidente da CNPDPCJ, Catarina Pral , representante do Ministério da Justiça e José Amaro, Diretor do Centro Educativo Navarro de Paiva.

No final a Marcha Infantil ANII+ presenteou os participantes com um momento musical.

Na manhã do terceiro e último dia contámos com a participação de Márcio Gagliato, consultor internacional da UNICEF, Sónia Almeida, Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, Ana Teresa Leal, coordenadora do Gabinete da Família, da Criança e do Jovem da PGR e Inês Amaro, Diretora do Departamento Social do ISS.

O momento cultural foi proporcionado pela Academia de dança e artes performativas de Reguengos de Monsaraz.

A sessão de encerramento contou com a presença do Senhor Secretário de Estado Adjunto da Justiça, Jorge Costa, da presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates e da Presidente da CNPDPCJ, Rosário Farmhouse.

No final, Marta Prates passou o testemunho ao Vereador Rui Teixeira de Peso da Régua, onde terá lugar o próximo Encontro Anual.

qwert 

qwert

qwert

qwert

qwert

qwert