- Conteudo Principal

Abril-Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Todos os anos, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens recebem mais de 40 000 comunicações de perigo e trabalham, em média, em cerca de 70 mil processos. São números preocupantes, que a todos interpelam!

Para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), organismo que coordena as 311 CPCJ existentes no país, promove anualmente uma campanha de sensibilização, com vista à prevenção dos maus-tratos, práticas muito lesivas para as crianças, que podem deixar marcas profundas no seu desenvolvimento. Acontecem em diferentes contextos e são transversais a todos os estratos da população, revestindo muitas formas: negligencia, abandono, maltrato físico e psicológico, abuso sexual.

Serei o que me deres, que seja amor”, é o slogan desta campanha, que visa chamar a atenção da comunidade para a urgência de todos prevenirmos e combatermos os maus-tratos a que muitas crianças são sujeitas.

O símbolo do Mês da Prevenção é um Laço Azul e todos os anos, tanto a Comissão Nacional como as CPCJ formam grandes Laços Azuis Humanos.

Trata-se de uma campanha que tem já grande adesão: para além das CPCJ, o Laço Azul está nas escolas, centros de saúde, núcleos hospitalares, associações, estabelecimentos comerciais, envolvendo pessoas todas as idades. Em todo o país, há edifícios e estruturas iluminados a azul durante todo o mês, revelando também um forte empenho dos municípios.

Para a edição deste ano, a CNPDPCJ vai realizar, no dia 28 de abril, o Laço Azul na icónica Praça do Comércio, envolvendo centenas de alunos de escolas de Lisboa, que envergam T-Shirts azuis.