- Conteudo Principal

Jovens do CNCJ intervieram no Encontro Europeu de Participação de Crianças

Com início no dia 29, terminou ontem o Encontro Europeu de Participação de Crianças, em Alcanar de Henares. Organizado pela Presidência espanhola do Conselho da União Europeia, em parceria com a Plataforma para a Infância e a Unicef Espanha, reuniu 30 crianças, com idades entre os 12 e os 17 anos, provenientes de 10 países (Alemanha, Áustria, Espanha, França, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal e República Checa).

Portugal esteve representado por Isabel Luís (16 anos) e Maria Vidal (17 anos), do Conselho Nacional de Crianças e Jovens, acompanhadas por Rosa Lourenço, da Equipa de Planeamento Estratégico e Projetos da CNPDPCJ.

Durantes os três dias, o grupo partilhou as suas preocupações em áreas como a Educação, a Participação das Crianças, a Saúde Mental e a Segurança e apresentou um conjunto de recomendações aos decisores políticos. A sessão de encerramento contou com a presença do responsável da presidência belga da UE para a Cultura, Juventude e Comunicação Social, Leander Price, da representante do ministério espanhol dos Assuntos Sociais e Agenda 2030, Lucia Lasoviz Aldani, bem como da Coordenadora para os Direitos da Criança da Comissão Europeia, Marie-Cécile Rouillon.