- Conteudo Principal

CLDS de 5ª geração criam Gestor Local para Infância e Envelhecimento

Programa visa promover a inclusão social, combater a pobreza e reforçar a coesão nos territórios mais vulneráveis. Intervenção passa a ser feita com gestores locais, que atuam junto das crianças e jovens e da população idosa.

O Governo lançou, esta terça-feira, a 5ª geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G), que introduz a figura do Gestor Local, para atuação na infância e no envelhecimento.
 
Este Programa é coordenado pelas autarquias locais e tem como objetivo promover a inclusão social, combater a pobreza e reforçar a coesão territorial. Neste âmbito, é criada a figura do Gestor da Infância, afeto ao núcleo local respetivo da Garantia para a Infância, que intervém junto dos agregados familiares de baixos rendimentos e com crianças.
Estão contempladas, entre outras, ações que promovam igualdade de acesso das crianças e jovens a serviços essenciais, educação, saúde, alimentação e habitação condigna, bem como ações que promovam um acompanhamento de proximidade e a inclusão e o combate à discriminação, particularmente das crianças e jovens em situação de especial vulnerabilidade.
 
Fonte: Portal do Governo (https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/comunicado?i=clds-de-5-geracao-criam-gestor-local-para-infancia-e-envelhecimento)