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Conhecer mais para proteger melhor

“Deteção e intervenção nos maus tratos/abusos contra crianças e jovens” ação de formação online, realizada pela CNPDPCJ

“Deteção e intervenção nos maus tratos/abusos contra crianças e jovens” foi o tema da ação de formação online, realizada ontem pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, em parceria com a Associação Portuguesa de Escolas Católicas - APEC.
Durante seis horas, mais de 400 pessoas participaram, de forma muito significativa e interessada neste tema complexo, em relação ao qual todos temos que prestar atenção redobrada.
Esta sessão foi dirigida a várias escolas/colégios privados pertencentes à APEC, abrangendo profissionais de diferentes áreas, tais como: professores/educadores, auxiliares educativos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, religiosos, cozinheiros, administrativos, rececionistas, porteiros, vigilantes. 
Com mais esta iniciativa, a CNPDPCJ dá continuidade ao seu plano de ação, na área da formação para a prevenção. Esta formação, promovida em parceria com várias entidades educativas com competência em matéria de infância e juventude, é uma resposta às inúmeras solicitações que têm chegado à Comissão Nacional, sobretudo no atual contexto de pandemia.
Enquadrar a problemática dos maus tratos/abusos contra crianças e jovens; identificar indicadores, sinais e sintomas associados aos maus tratos/abusos; adquirir competências de identificação precoce de situações de maus tratos/abusos e outras situações de perigo; clarificar procedimentos de proteção são os principais eixos e objetivos deste módulo.
Durante a formação, os participantes tiveram a possibilidade de deixar as suas reflexões e comentários e de fazer perguntas no Chat, algumas colocadas diretamente às formadoras, já na parte final, tendo estas sido respondidas em direto.
Esta ação foi ministrada por Fátima Duarte, com a colaboração de Teresa Espírito Santo, da Comissão Nacional.

“Foi realmente um dia útil! Obrigada! Bem hajam!”, “Estou muito impressionada com esta formação. Muito clara!”, “Muito obrigada pela excelente comunicação, foi clara e esclarecedora” são apenas alguns exemplos de frases que ilustram a forma como os participantes receberam esta ação.