- Conteudo Principal

“Volta a Portugal a Correr 2021”, pelos direitos das crianças

Entrevista a João Paulo Félix

                                                                           (foto Miguel Cardoso)

“Correr pelos Direitos das Crianças dar-me-á força. Quando as pernas começarem a fraquejar, vou correr muitos quilómetros com o coração!”

João Paulo Félix, natural de Salvaterra de Magos e residente em Alenquer, é sociólogo e atleta com grande experiência no ciclismo e atletismo. Nunca volta costas a um bom desafio, como o que vai concretizar a partir de meio deste mês.

Com persistência e paixão, corre por grandes causas sociais, quer superar-se a cada prova, com o objetivo de ser uma inspiração para todos nós.

P - O que é que o João Paulo Félix gostaria de sentir no final da corrida, a 23 de agosto, quando chegar à Praia da Areia Branca, na Lourinhã, lugar da partida, já no próximo dia 15?

R – No final da “Volta a Portugal a Correr 2021”, depois de ter corrido 2222k, gostaria de ter um sentido de missão cumprida, uma enorme felicidade por acreditar, por sonhar, por levar a mensagem dos Direitos das Crianças pelo País.

P - A escolha do tema para este ano tem alguma razão específica?

R – Sim, sim. Desempenho a minha atividade profissional na área da infância e juventude e todos os dias lido com situações de crianças que tiveram uma vida difícil. Acredito que quanto mais a sociedade civil estiver informada e envolvida, em conjunto com as diferentes Entidades, juntos conseguiremos proporcionar às crianças uma vida mais feliz.

P - Nesta altura sente-se já preparado física e psicologicamente para mais este desafio?

R – Estou preparado, mas estou consciente das muitas dificuldades que vou enfrentar: o calor, o cansaço físico e psicológico. Correr 2222k em pleno verão é uma tarefa árdua, mas acredito nos meus recursos físicos e psicológicos, acredito na minha experiência e acredito na minha enorme força de vontade. Correr pelos Direitos das Crianças dar-me-á força. Quando as pernas começarem a fraquejar, vou correr muitos quilómetros com o coração!

P - Que logística implica organizar uma corrida como esta?

R – Começamos pelo planeamento, é necessário desenhar todo o percurso, etapa a etapa. Depois, é necessário definir quem faz o acompanhamento naquele dia, marcar refeições, dormidas, preparar o material (sapatilhas, roupa, suplementação), articular com as entidades locais, com a Comunicação Social e tudo isso. Vou ter uma equipa de 4 voluntários que estão no apoio, no caso de alguma coisa não correr conforme previsto.

P - Vai ter apoio/acompanhamento de alguém durante os 40 dias do percurso?

R – Sim, vou ter apoio, mas há etapas em que corro sozinho e essas vão ser muito difíceis. Nestas etapas tenho que ter tudo controlado, desde levar água, saber onde vou abastecer, comida… estas vão ser muito difíceis!

P - Como nasceu esta ideia de juntar desporto a temas específicos, como tem feito nos últimos anos?

R – Nasceu a partir da minha própria interpretação do conceito de cidadania. Quero envolver-me em causas, ajudar os outros, quero inspirar as pessoas a sonhar. Os desafios que faço na área da corrida são um excelente veículo de divulgação da mensagem. Passo por muitas localidades, muitos Grupos seguem o meu trabalho, pessoas que correm a meu lado…

P - Já fez também provas de ciclismo: o que é mais difícil?

R – Para além deste tipo de desafios, participo em muitas Provas Oficiais. Gosto de competir, do convívio com @s colegas, de correr em sítios novos. Mas o os desafios que coloco a mim próprio são mais difíceis, tenho que ter um nível de motivação muito maior. Para fazer a “Volta a Portugal a Correr 2021”, a correr 2222k, durante 40 dias seguidos, é preciso querer muito!

P - Nestas iniciativas, para além das causas que promove, há motivações de superação, alguma mensagem para além do tema?

R – Gosto de superar-me, cresço muito enquanto atleta e pessoa. Muitas pessoas seguem o meu trabalho porque admiram muito a minha capacidade de superação.

P - No total, quantos quilómetros já percorreu, a pé e de bicicleta?

R – Não registei… só registo os quilómetros que corro por Causas, em Provas Oficiais e Desafios. Neste momento corri 7277k.

P - Este ano, e em virtude do tema que abraçou, conta com o apoio da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e, no terreno, com o envolvimento das CPCJ, ao longo desses 40 dias…

R – É uma honra muito grande poder contar com o apoio da CNPDPCJ. A equipa tem sido extraordinária! Espero encontrar ao longo do percurso muito envolvimento das CPCJ e que as pessoas se juntem para correr uma parte do percurso, que participem nesta grande aventura em prol dos Direitos das Crianças.