O Programa de Ideação e Aceleração – Design Thinking para a Inovação Social é uma iniciativa da CNPDPCJ, co-financiada pelo PO ISE, no âmbito do Projeto Adélia – Parentalidade Positiva.

 

Este programa de Ideação e Aceleração para a Inovação Social é um momento de exploração e validação de um projeto / iniciativa / negócio com impacto social, dinamizado pela Hub2050 em parceria com a Mindshake.

 

Na Ideação, os participantes vão ter de encontrar uma solução inovadora para o desafio a que se propõem. Na Aceleração, as equipas vão ter oportunidade de testar e validar o seu modelo de negócio social.

 

Este Programa terá lugar em cada uma das NUT II - Norte, Centro e Alentejo - e compreende, para cada região:

 

/ 5 sessões de 7 horas

/ duas facilitadoras especializadas

/ Pitch Day perante a comunidade e stakeholders relevantes em cada território

/ oportunidade de contacto com outros negócios sociais

 

Este programa permite às equipas participantes:

 

/ pensar em desafios, problemas e oportunidades na área da promoção dos Direitos das Crianças e da Parentalidade Positiva tendo em conta os seus contextos específicos;

/ explorar o pensamento divergente e a geração de ideias;

/ prototipar e testar soluções;

/ construir o seu Social Business Model Canvas;

/ defender o seu projeto.

 

Deverão concorrer equipas que respeitem a seguinte composição:

 

/ CPCJ aderentes ao Projeto Adélia, com pelo menos dois elementos exclusivamente da modalidade alargada;

 

/ ECMIJ (indicadas pelas CPCJ aderentes para frequentar os programas do eixo II, que não foram selecionadas para a formação) com elementos de, pelo menos, duas entidades diferentes (i.e. num concelho, técnicos de duas entidades diferentes, juntam-se para formar uma equipa. Também poderão integrar as equipas, beneficiários dessas entidades, desde que maiores de idade).

 

Em cada região serão selecionadas:

/ Equipas de 3 a 4 pessoas;

/ 6 equipas por Programa de Ideação e Aceleração (i.e. por cada região);

/ Os grupos oscilarão entre 18 a 24 participantes;

/ No total serão envolvidos entre 54 a 72 pessoas, num total de 18 equipas. / Desta iniciativa deverão resultar 7 a 10 projetos piloto com viabilidade.

 

A seleção das equipas será feita de acordo com os seguintes critérios e pela seguinte ordem de prioridades

/ Cumprimento das regras relativamente à composição das equipas

/ Ordem de chegada da inscrição, tendo em consideração a sua distribuição geográfica

/ A 2ª equipa de uma mesma localidade ou concelho será preterida pela seguinte inscrição de um outro território dentro da mesma região.

 

A metodologia

/ é eminentemente prática e dinâmica

/ recorre ao método do Design Thinking

/ exige interagir com os públicos-alvo

/ desenvolve competências de colaboração e comunicação

 

Alguns dos OBJETIVOS ESPECÍFICOS desta iniciativa são:

 

/Identificar desafios, problemas e/ou oportunidades nos domínios da Promoção dos Direitos das Crianças e da Parentalidade Positiva nos territórios locais, com base nos Diagnósticos Locais ou na experiência das instituições;

/ Desenhar soluções que possam integrar os Planos Locais de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens;

/ Testar modelos de negócios sociais ou outros projetos para servir os segmentos alvo;

/ Defender publicamente os projetos desenvolvidos e passar à fase piloto nos territórios de origem.

 

Para a região Norte este programa irá acontecer no espaço da Human Power Hub, na Rua do Castelo, Braga, no seguinte calendário.

           1ª sessão: 2 de março

           2ª sessão: 3 de março

           3ª sessão: 4 de março

           4ª sessão: 9 de março - adiado

           5ª sessão: 10 de março - adiado

           Pitch Day regional: 16 de março - adiado

 

As inscrições devem ser realizadas em formulário online - https://forms.gle/rmF51WqFTPnGsJ6a9 . até ao dia 19 de fevereiro. A comunicação das equipas selecionadas será feita no dia 21 de fevereiro.

 

Para a região Centro este programa irá acontecer na incubadora de inovação social I9 Social sediada no Instituto Pedro Nunes em Coimbra, no seguinte calendário.

           1ª sessão: 17 de março - provisoriamente cancelado

           2ª sessão: 18 de março - provisoriamente cancelado

           3ª sessão: 19 de março - provisoriamente cancelado

           4ª sessão: 25 de março - provisoriamente cancelado

           5ª sessão: 26 de março - provisoriamente cancelado

           Pitch Day regional: 31 de março - provisoriamente cancelado

 

As inscrições devem ser realizadas em formulário online - https://forms.gle/2tVLjrvF9jVKtun28 . até ao dia 28 de fevereiro. A comunicação das equipas selecionadas será feita no dia 4 de março.

 

Para região do Alentejo este programa irá acontecer no seguinte calendário em local a divulgar oportunamente

           1ª sessão: 17 de junho

           2ª sessão: 18 de junho

           3ª sessão: 19 de junho

           4ª sessão: 25 de junho

           5ª sessão: 26 de junho

           Pitch Day regional: 30 de junho

 

Será divulgada em breve a abertura das inscrições para esta região.