- Conteudo Principal

Ao longo do dia é normal sentires emoções muito diferentes, umas positivas, outras negativas. Algumas destas emoções fazem-te sentir bem e animam-te, são motivadoras. Outras podem trazer-te mal-estar e deixar-te triste ou irritado. É muito importante aprenderes a reconhecer as tuas emoções para poderes desenvolver estratégias de autocontrole.

Nesta secção vais encontrar referências sobre crescimento saudável e bem-estar, sentimentos e emoções.

 

Querido bebé… conselhos para os teus primeiros 1.000 dias de vida

Vídeo apresentado e narrado por uma criança, explicando à sua maneira como é o desenvolvimento e crescimento de uma criança.
Nos primeiros 1000 dias de vida, o cérebro de uma criança desenvolve-se a um ritmo irrepetível. Na realidade, o cérebro de uma criança de 3 anos é duas vezes mais ativo do que o cérebro de um adulto. Um abraço cheio de afeto, uma refeição nutritiva e uma simples brincadeira podem efetivamente estimular o cérebro de um bebé.

vídeo 1000 dias de vida

 

Nenhuma criança ou adolescente deveria ter medo do regresso às aulas...

Vídeo que se refere aos medos dos primeiros dias, o primeiro dia de escola, ou o regresso à escola, explorando sentimentos de angústia pelo desconhecido, ou pelo regresso a uma má experiência – Bullying

 

Trailer do filme – “Divertida-mente”

Crescer pode ser um desafio, e não é exceção para Riley, que é arrancada da sua vida no Minnesota quando o pai arranja um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas suas emoções: Alegria, Medo, Raiva, Repulsa e Tristeza. As emoções vivem no Quartel-general, o centro de controlo da mente de Riley, onde ajudam a encaminhá-la no dia-a-dia. Apesar de Alegria, a emoção principal e mais importante de Riley, tentar manter tudo positivo, as emoções entram em conflito sobre como navegar por uma nova cidade, uma nova casa e uma nova escola.

 

Sentimentos e gestão de emoções

Este vídeo aborda a temática da ansiedade e algumas técnicas para lidar com a mesma, de uma forma amiga das crianças.

 

Sentimentos e gestão das emoções

Neste pequeno episódio são abordadas as emoções básicas: felicidade, tristeza, medo... Há emoções negativas? É mau ficar triste? Neste episódio as crianças aprendem que todas as emoções são importantes e que, quando nos sentimos tristes, não devemos rejeitar essa emoção, mas encontrar a razão que a produz.

 

Sonhos e medos

A Banda Zig Zag, canta sobre os sonhos e descansa os medos 

 

Sentimentos

Olá, como te sentes? Este vídeo ajuda a falar sobre os sentimentos, para os perceber melhor