- Conteudo Principal

Ao longo do dia é normal sentires emoções muito diferentes, umas positivas, outras negativas. Algumas destas emoções fazem-te sentir bem e animam-te, são motivadoras. Outras podem trazer-te mal-estar e deixar-te triste ou irritado. É muito importante aprenderes a reconhecer as tuas emoções para poderes desenvolver estratégias de autocontrole.

Nesta secção vais encontrar referências sobre crescimento saudável e bem-estar, sentimentos e emoções.

 

Querido bebé… conselhos para os teus primeiros 1.000 dias de vida

Vídeo apresentado e narrado por uma criança, explicando à sua maneira como é o desenvolvimento e crescimento de uma criança.
Nos primeiros 1000 dias de vida, o cérebro de uma criança desenvolve-se a um ritmo irrepetível. Na realidade, o cérebro de uma criança de 3 anos é duas vezes mais ativo do que o cérebro de um adulto. Um abraço cheio de afeto, uma refeição nutritiva e uma simples brincadeira podem efetivamente estimular o cérebro de um bebé.

vídeo 1000 dias de vida

 

Nenhuma criança ou adolescente deveria ter medo do regresso às aulas...

Vídeo que se refere aos medos dos primeiros dias, o primeiro dia de escola, ou o regresso à escola, explorando sentimentos de angústia pelo desconhecido, ou pelo regresso a uma má experiência – Bullying

 

Trailer do filme – “Divertida-mente”

Crescer pode ser um desafio, e não é exceção para Riley, que é arrancada da sua vida no Minnesota quando o pai arranja um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas suas emoções: Alegria, Medo, Raiva, Repulsa e Tristeza. As emoções vivem no Quartel-general, o centro de controlo da mente de Riley, onde ajudam a encaminhá-la no dia-a-dia. Apesar de Alegria, a emoção principal e mais importante de Riley, tentar manter tudo positivo, as emoções entram em conflito sobre como navegar por uma nova cidade, uma nova casa e uma nova escola.

 

Sentimentos e gestão de emoções

Este vídeo aborda a temática da ansiedade e algumas técnicas para lidar com a mesma, de uma forma amiga das crianças.

 

Sentimentos e gestão das emoções

Neste pequeno episódio são abordadas as emoções básicas: felicidade, tristeza, medo... Há emoções negativas? É mau ficar triste? Neste episódio as crianças aprendem que todas as emoções são importantes e que, quando nos sentimos tristes, não devemos rejeitar essa emoção, mas encontrar a razão que a produz.

 

Sonhos e medos

A Banda Zig Zag, canta sobre os sonhos e descansa os medos 

 

Sentimentos

Olá, como te sentes? Este vídeo ajuda a falar sobre os sentimentos, para os perceber melhor

Um beijo na mão

História que ajuda os mais pequenos a libertarem-se da angústia da separação da mãe, do pai ou de outros familiares.

capa do livro beijo na mão

 

Ginja

Uma série infantil que ensina emoções às crianças

(clica na imagem para veres o site)