- Conteudo Principal

Na relação com os outros, por vezes, há momentos de mal-estar, desentendimentos e até violência. Nesta secção poderás encontrar referências ao bullying e ao ciberbullying (gaming, sexting, roubo de identidade) bem como algumas estratégias de prevenção e de proteção pessoal e digital.

 

Jogos online – os riscos

O jogo é uma maneira divertida e sociável de passar o tempo, incentivando o trabalho em equipa e desenvolvendo habilidades. Mas há alguns riscos que os jovens precisam de estar cientes para ajudá-los a permanecer seguros e a ter uma experiência de jogo positiva.

jogo online - os riscos

 

Animações Net segura

As animações SeguraNet são recursos educativos para promover a Cidadania Digital e a Educação para os Media. Estas animações foram desenvolvidas no âmbito do projeto SeguraNet desde 2015. Neste momento encontram-se disponíveis 6 animações que cobrem temáticas abrangentes desde o Sexting, passando pelas questões da privacidade e da proteção de dados e pelo Ciberbullying. Este site tem, ainda, bandas desenhadas sobre os temas e jogos relativos às dicas de segurança partilhadas.

jogo seguranet

tiras bd da segura net

 

Internet Segura

Música que que diverte e ensina, a canção chama a atenção dos mais novos para comportamentos, atitudes com os media e novas tecnologias.

 

GNR - Protocolo internacional na área da cibersegurança

A Guarda Nacional Republicana e a organização espanhola Pantallas Amigas assinaram um protocolo de cooperação, que visa proteger os jovens dos riscos associados ao uso inadequado das tecnologias da comunicação, especialmente da internet.

 

Centro Nacional de Cibersegurança Portugal - Boas práticas

O Centro Nacional de Cibersegurança, lança um conjunto de boas práticas para um uso seguro das novas tecnologias de comunicação, reunindo um conjunto de conselhos uteis para os jovens.

centro nacional de ciber segurança

 

Centro Nacional de Cibersegurança Portugal – Estudo em Casa

O Centro Nacional de Cibersegurança, lança um conjunto de recomendações no uso de plataformas que permitem a comunicação de vídeo e áudio, para o Estudo em Casa.

recomendações no uso de plataformas vídeo e audio

 

Campanha “Estudo Em Casa: Dicas para te manteres seguro”

Esta campanha da Direção Geral de Educação e do Centro de Sensibilização Seguranet recorre a um conjunto de animações, que promovem a Cidadania Digital e ajudam os estudantes a manterem-se seguros no estudo em casa.

 

Childnet International - Cyber Bullying

Vídeo em inglês sobre o bullying, narrado por um jovem vítima.

 

Diz Não ao Tráfico - a Entrevista

Vídeo sobre entrevista de trabalho que alerta para o tráfico laboral e aspetos a ter em conta. É seguido de outros vídeos que abordam temáticas semelhantes.

 

BTS Show the Power of Love and Kindness - UNICEF

Vídeo da Unicef com a colaboração do Grupo musical sul-coreano - BTS, também conhecido como Bangtan Boys. Trata-se de um single "Answer: Love Myself" sobre histórias de crianças e jovens que enfrentam incidentes de violência, intimidação e medo nas escolas.

Denunciar Conteúdo Ilegal 
O Centro de Internet Segura disponibiliza um formulário que serve para denunciar conteúdos ilegais na Internet de forma anónima ou identificada.

Clica na imagem para acederes ao formulário.

Simbolo do Centro Internet segura com letras brancas sobre fundo azul esverdeado.

 

Riscos de má utilização redes sociais

Gone too Far

Vídeo sobre bullying

Brochura Privacidade na Internet - Redes Sociais 

capa da brochura em tons de rosa com uma adolescente de braço levantado como que a dizer pára

Estratégia Europeia para uma Internet melhor para as crianças (BIK+)

Aqui encontras a explicação para a necessidade de uma estratégia europeia para te sentires protegida/o, capacitada/o e respeitada/ na internet.

imagem da capa da estratégia