- Conteudo Principal

Os maus tratos e qualquer forma de abuso, agressões físicas e palavras que fazem sentir mal não são aceitáveis. Causam dor, sofrimento e influenciam a forma como as crianças crescem e se desenvolvem.
Nesta secção encontras informações sobre maus tratos, como as agressões físicas/bater, e também sobre os maus tratos psicológicos, como o ignorar ou intimidar.

 

Acompanhar e proteger, não maltratar

O vídeo retrata uma criança a baloiçar, a subir escadas, a passear e mãos que a acompanham e protegem. No final, surge a mensagem de que servem para proteger, não maltratar.

 

Castigos Corporais

As crianças e os jovens, tanto como os adultos, têm direito ao respeito pela sua dignidade humana e integridade física, assim como à proteção pela lei. Este documento aborda os castigos corporais – o que são e porque os devemos abolir. Tem ainda uma secção de perguntas, respostas e ideias falsas.

 

Livro azul

Este livro ajuda-te a perceber o que pode estar a acontecer contigo ou com alguém que te é próximo, o que é certo ou errado e como pedir ajuda.

Linhas de apoio

Vídeo dirigido a crianças em situação de violência doméstica, encaminhando para as linhas de apoio disponíveis.

A Estrela que Vejo da Minha Janela

Este livro, de Onjali Q. Raúf, é sobre uma menina que se chama Aniyah e que só tem 10 anos, “mas sabe que a mãe não desapareceu para sempre. As pessoas com os corações mais especiais nunca nos deixam de verdade: elas tornam-se estrelas e brilham eternamente no céu. Uma história que explora o impacto silencioso da violência doméstica, celebrando o enorme poder da esperança, da resiliência e da amizade.”

capa do livro A estrela que vejo da minha janela com a silhueta de uma menina sentada à janela

 

Bruised (tradução livre em português Magoada)

 

Uma curta metragem sobre os maus-tratos, de Roc won Hwang e Samantha Tu, que conta a história de uma menina que tenta esconder uma nódoa negra na mão.