- Conteudo Principal

Ter uma família e um lar é um direito teu e de todas as crianças. No entanto, crescer com a família biológica, a família de origem, nem sempre é possível. Por vezes, para garantir a uma criança todos os cuidados de que precisa, é necessário encontrar para ela uma nova família que a proteja de maus tratos, negligência grave, abandono ou perda dos cuidadores. 


A adoção vem dar às crianças uma nova família onde poderá receber amor e afeto e crescer em segurança. Essa nova família será para sempre e essas crianças passam a ter novos cuidadores e também uma nova família alargada, talvez novos irmãos, avós e tios. A adoção é um ato legal e só pode ser decidido por um tribunal.
Com o apadrinhamento civil, as crianças terão igualmente direito a uma nova família, mas de uma forma diferente porque não existe o afastamento completo da família biológica.


Nesta secção vais encontrar informação sobre estes temas, o que te ajudará a compreender melhor o significado das palavras adoção e apadrinhamento civil e o que isso pode representar na vida de uma criança.

 

“Os Ovos misteriosos” 

História infantil narrada

 

“As cores de Mateus”

Mateus é negro como a noite e escuro como um mistério. E é um menino adotado. A sua mamã conta-lhe que ele nasceu numa ilha muito distante... Porque é que é tão difícil para os seus colegas da escola entender isso?

 

Apadrinhamento civil

Vídeo tutorial a explicar o que é o apadrinhamento civil, a quem se destina e como funciona esta relação do tipo familiar.

 

Perdas e Ganhos na adoção

Este vídeo apresenta resultados de investigação sobre os ganhos e perdas da adoção, na perspetiva das crianças adotadas e está preparado numa linguagem amiga das crianças