Skip to Content
This service uses cookies to improve your usability experience.
To proceed using this service, you agree with our cookie usability policy
Know more

It is not accepted, period!

Close Login

It is not accepted, period!

email CNPDPCJ

- Conteudo Principal

Não se aceita, ponto!

Campanha nacional de prevenção da violência no ciclo de vida

poster da campanha com uma adolescente, uma criança, uma médica e um idoso sobre um fundo negro e com um vidro rachado por cima a simbolizar a violência

“Não se aceita, ponto!”- Campanha Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, é uma iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

Viver em ambientes de violência, quaisquer que sejam, pode deixar marcas profundas para toda a vida, por vezes com desfecho trágico; é um sofrimento difícil de ultrapassar e que, ao contrário do que muitas vezes pensamos, não acontece só aos outros: pode ser a cada um de nós ou quem está mesmo ao nosso lado: familiares, amigos, colegas de trabalho. Por isso, é importante percebermos que se trata de uma realidade transversal a todos os estratos socioeconómicos e culturais. É fundamental quebrar o mito de que a violência, episódica ou persistente, atinge apenas pessoas ou famílias mais desprotegidas e vulneráveis. Isso não corresponde à realidade, acontece em todos os contextos sociais.

“Não se aceita, ponto!” é um alerta para mobilizar e sensibilizar a sociedade, para que todos sejamos atentos e proativos, nomeadamente fazendo a comunicação de práticas ou indícios de que alguém, à nossa volta, está a ser vítima de qualquer tipo de violência: física, psicológica, sexual ou outra. O silêncio é sempre a pior atitude e apenas favorece os agressores!

Apoiar e divulgar esta campanha é um ato de cidadania que não deve deixar ninguém indiferente!

Assista aqui ao vídeo Cicatriz, criado pela Ser Mudança - Associação para o Desenvolvimento Humano, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

Pode, também, ver aqui os spots da campanha:

Spot 1

Spot 2

Assista aqui à entrevista a Rosário Farmhouse e Maria João Fernandes, presidente e vice-presidente da CNPDPCJ, no dia do lançamento da campanha, sobre a importância da comunidade na prevenção da violência.

 

Para acompanhar a campanha, aceda ao site e redes sociais da mesma aqui:

https://www.naoseaceita.pt/

https://www.facebook.com/naoseaceitaponto/

https://www.instagram.com/naoseaceita.ponto/

https://www.youtube.com/@naoseaceitaponto

https://x.com/naoseaceita

https://www.tiktok.com/@naoseaceitaponto