Skip to Content
This service uses cookies to improve your usability experience.
To proceed using this service, you agree with our cookie usability policy
Know more

Child Abuse Prevention Month

Close Login

Child Abuse Prevention Month

email CNPDPCJ

- Conteudo Principal

Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

“O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”.

Bonnie W. Finney

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica: o seu neto já tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado.

E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.

“Serei o que me deres…que seja amor”, é o Slogan da Comissão Nacional.

Veja aqui os spots televisivos das campanhas de 20192020 e 2021.

Assista aos vídeos dos laços azuis, que se formaram um pouco por todo o país para encerrar a campanha no final de abril, fruto do trabalho das CPCJ: Laços Azuis 2019Laços Azuis 2020

No âmbito da campanha de 2021, a Comissão Nacional apresentou a canção “Cuida Bem de Mim” com letra, música e interpretação de Madalena Alberto, arranjo musical de Pedro Alvadia e vídeo de Açucena Olivença Cotrim. 

Pode assistir aqui ao evento de abertura da campanha de 2021 que decorreu online e foi subordinado ao tema "Cuida Bem de Mim - Os Desafios da Primeira Infância".

Assista aqui ao vídeo de homenagem da CNPDPCJ às CPCJ, no encerramento do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância de 2021.

Pode ver aqui o vídeo do evento de encerramento da campanha de 2022, Corrida 5km pelas crianças, que decorreu no Estádio Nacional, no Jamor, a 30 de abril. Mais de 400 pessoas correram ou caminharam pela prevenção dos maus-tratos na infância, numa iniciativa da CNPDPCJ, em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo e o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, do Centro Nacional Desportivo do Jamor, do Programa Nacional de Marcha e Corrida, da PSP e da Cruz Vermelha Portuguesa.

O encerramento da Campanha do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância de 2023 foi com um gigante laço azul humano, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Uma iniciativa da CNPDPCJ em parceria com a DGESTE e a Câmara Municipal de Lisboa, que contou com a participação de cerca de 1500 crianças de vários Agrupamentos de Escolas de Lisboa.

Veja aqui o vídeo do acontecimento.

A abertura da campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância de 2024 decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, onde atuaram os grupos infantojuvenis de cante alentejano de Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira, acompanhados pelo grupo coral de Baleizão. As 130 crianças cantaram o hino da CNPDPCJ do Mês da Prevenção, Cuida Bem de Mim, em versão cante. Assista aqui à atuação.