Skip to Content
This service uses cookies to improve your usability experience.
To proceed using this service, you agree with our cookie usability policy
Know more

2021

Close Login

2021

email CNPDPCJ

- Conteudo Principal

Campanha 2021

Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

A 18 de novembro, volta a assinalar-se o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, criado em 2015 por decisão do Conselho de Ministros do Conselho da Europa. O tema central da edição de 2021 é “Tornar o círculo de confiança verdadeiramente seguro para as crianças”.

A Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção das Crianças e Jovens volta a associar-se a esta iniciativa do Conselho da Europa, que encoraja todos os Estados-membros a desenvolver atividades alusivas ao tema selecionado, através do envolvimento de entidades públicas e da sociedade civil, com o objetivo de maximizar o impacto efetivo na promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens de forma transversal à sociedade.

Aceda à versão portuguesa da brochura temática produzida pelo Conselho da Europa.

Nesse âmbito a Comissão Nacional elaborou um vídeo relacionado com esta temática.

A CNPDPCJ abordou também a temática central do Dia Europeu "Tornar o círculo de confiança verdadeiramente seguro para as crianças" com uma entrevista a Paulo Pelixo, Psicólogo e Diretor Técnico da Associação para o Planeamento da Família.

A Comissão Nacional, em parceria com o Agrupamento de Escolas Manuel da Maia, em Lisboa e a participação das CPCJ Lisboa Ocidental, Lisboa Centro, Lisboa Norte e Lisboa Oriental, convidou, ainda, Rute Agulhas, psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia da Justiça e Terapeuta Familiar, para dinamizar atividades, jogos pedagógicos e debate com os alunos do 4º ano do agrupamento, relacionados com a temática deste ano.

foto de crianças sentadas em mesas numa escola

foto dos adultos que participaram na iniciativa: rosário farmhouse da CN, rute agulhas, psicóloga convidada e luis mocho, diretor do agrupamento de escolas