Skip to Content
This service uses cookies to improve your usability experience.
To proceed using this service, you agree with our cookie usability policy
Know more

1st Edition

Close Login

1st Edition

email Children and Youth Space

- Conteudo Principal

CNCJ - Primeira Edição

1ª Edição

Silhuetas de 4 jovens do sexo feminino e masculino

 

A primeira edição do CNCJ, foi lançada em 20 de novembro de 2019, no âmbito da sessão comemorativa da celebração da Convenção sobre os Direitos da Criança, tendo sido dirigida a todas as crianças e jovens residentes em Território Nacional, com idades compreendidas entre os 8 e 17 anos.

Inicialmente foram selecionados 103 candidatos e no segundo ano de implementação o CNCJ passou a ser constituído por 24 conselheiros, com idades compreendidas entre os 11 e os 20 anos de idade, oriundos das várias regiões do país: 4 da região Norte, 5 da região Centro, 10 de Lisboa, Santarém e Setúbal, 3 da região Sul, estando ainda cada uma das Regiões Autónomas representada por uma conselheira. Este grupo de conselheiros manteve o seu mandato até junho de 2024.

Destacam-se algumas das atividades e iniciativas do CNCJ:

Visita do CNCJ a Bruxelas e ao Parlamento Europeu, a convite e com o patrocínio do então Eurodeputado e Vice-presidente do Parlamento Europeu, Pedro Silva Pereira. Juntaram-se ao grupo 7 jovens filhos de colaboradores do Pingo Doce, parceiro da CNPDPCJ – 18 a 20/04/2024.

 

O CNCJ foi recebido pelo Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (22/11/2023).

 

 

Encontro Europeu de Participação de Crianças, em Alcanar de Henares. Organizado pela Presidência espanhola do Conselho da União Europeia, em parceria com a Plataforma para a Infância e a Unicef Espanha, reuniu 30 crianças, com idades entre os 12 e os 17 anos, provenientes de 10 países (Alemanha, Áustria, Espanha, França, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal e República Checa).

14 Conselheiros estiveram o Ministro da Educação, João Costa, numa troca de ideias sobre a importância da opinião e participação dos jovens em matérias que lhes dizem respeito, as quais foram explanadas num folheto (clique na imagem para aceder).

 

Vídeo sobre o CNCJ, elaborado pelos seus membros, que foi apresentado no Seminário de Encerramento do Projeto de Parentalidade Positiva Adélia (13/05/2022).

 

Imagem da Eva a falar sobre as suas experiências

O CNCJ apresentou diversos contributos para a Estratégia do Conselho da Europa para os Direitos da Criança 2022-2027, tendo dois dos seus membros sido convidados para a conferência de alto nível que lançou a referida Estratégia, que decorreu em Roma, em abril de 2022.

 

Dois conselheiros participaram no programa de Televisão da RTP - “É ou não É” onde apresentaram os seus pontos de vista sobre a democracia e o futuro do país (22/03/2022). Clique na imagem para ouvir.

 

A 4 de dezembro de 2021, a melhoria da situação da pandemia permitiu finalmente o 1º Encontro do CNCJ, que decorreu presencialmente, nas instalações da Casa Pia de Lisboa. 

O CNCJ participou na consulta pública da Comissão Europeia “Como adaptar a década digital da Europa às Crianças e jovens?”.

 

O CNCJ participou num encontro temático sobre a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (06/04/2021), do qual resultou um vídeo, exibido  na Cimeira Social do Porto 2021.

 

Respondendo ao desafio lançado pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o CNCJ apresentou os seus desejos para um mundo melhor, que foram o mote para a brochura digital “Os desejos para mudar o mundo”. Clique na imagem para aceder ao folheto.

 

O CNCJ deu contributos no âmbito da Consulta do Conselho da Europa sobre o desdobrável “Aprende sobre os teus direitos no ambiente digital” (07/12/2020). Clique na imagem para ver o folheto.

 

O CNCJ participou na Consulta Pública sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, no Centro Cultural de Belém, que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (04/11/2020).

O CNCJ nasceu no ano da pandemia, tendo sido o tema do seu 1º Encontro Nacional - “O confinamento e as repercussões nos direitos socias das crianças e jovens” (20/07/2020).