Skip to Content
This service uses cookies to improve your usability experience.
To proceed using this service, you agree with our cookie usability policy
Know more

Corporal punishment and mistreatment

Close Login

Corporal punishment and mistreatment

email Children and Youth Space

- Conteudo Principal

Os maus tratos e qualquer forma de abuso, agressões físicas e palavras que fazem sentir mal não são aceitáveis. Causam dor, sofrimento e influenciam a forma como as crianças crescem e se desenvolvem.
Nesta secção encontras informações sobre maus tratos, como as agressões físicas/bater, e também sobre os maus tratos psicológicos, como o ignorar ou intimidar.

 

Acompanhar e proteger, não maltratar

O vídeo retrata uma criança a baloiçar, a subir escadas, a passear e mãos que a acompanham e protegem. No final, surge a mensagem de que servem para proteger, não maltratar.

 

Castigos Corporais

As crianças e os jovens, tanto como os adultos, têm direito ao respeito pela sua dignidade humana e integridade física, assim como à proteção pela lei. Este documento aborda os castigos corporais – o que são e porque os devemos abolir. Tem ainda uma secção de perguntas, respostas e ideias falsas.

 

Livro azul

Este livro ajuda-te a perceber o que pode estar a acontecer contigo ou com alguém que te é próximo, o que é certo ou errado e como pedir ajuda.

Linhas de apoio

Vídeo dirigido a crianças em situação de violência doméstica, encaminhando para as linhas de apoio disponíveis.

A Estrela que Vejo da Minha Janela

Este livro, de Onjali Q. Raúf, é sobre uma menina que se chama Aniyah e que só tem 10 anos, “mas sabe que a mãe não desapareceu para sempre. As pessoas com os corações mais especiais nunca nos deixam de verdade: elas tornam-se estrelas e brilham eternamente no céu. Uma história que explora o impacto silencioso da violência doméstica, celebrando o enorme poder da esperança, da resiliência e da amizade.”

capa do livro A estrela que vejo da minha janela com a silhueta de uma menina sentada à janela

 

Bruised (tradução livre em português Magoada)

 

Uma curta metragem sobre os maus-tratos, de Roc won Hwang e Samantha Tu, que conta a história de uma menina que tenta esconder uma nódoa negra na mão.