Skip to Content
This service uses cookies to improve your usability experience.
To proceed using this service, you agree with our cookie usability policy
Know more

In the context of Bilateral Relations

Close Login

In the context of Bilateral Relations

email CNPDPCJ

- Conteudo Principal

No contexto das Relações Bilaterais

No âmbito da prossecução da sua missão, a CNPDPCJ também atua no sentido do desenvolvimento de ações que visam o aprofundamento da cooperação através de relações bilaterais centradas nos direitos das crianças.

No que se refere ao desenvolvimento de relações bilaterais, a CNPDPCJ pode ser consultada no âmbito da preparação de visitas de alto-nível e de visitas de Estado que envolvam Portugal e outros países. Entre os vários assuntos de interesse, encontra-se habitualmente o sistema português de proteção de crianças e jovens, as atividades das 312 CPCJ e as iniciativas da própria Comissão Nacional.

A CNPDPCJ pode, ainda, ser consultada relativamente a propostas ou a atualizações de Protocolos de Cooperação Bilateral estabelecidos entre Portugal e outros países, sempre que os instrumentos em apreço contemplem matérias de infância e juventude suscetíveis de produzir impacto nas crianças e nos jovens.

Acresce, ainda, que a CNPDPCJ pode ser diretamente contactada por entidades estrangeiras com intervenção na proteção de crianças que visem ser recebidas no contexto de visitas técnicas dirigidas ao aprofundamento de laços de cooperação e que procurem conhecer melhor os projetos e iniciativas da Comissão Nacional, bem como partilhar informação e boas práticas sobre formas inovadoras de vencer desafios comuns.

A Comissão Nacional reforça, ainda, as suas relações bilaterais através do seu envolvimento em iniciativas bilaterais que assentem na abordagem de áreas de interesse comum.

Das relações bilaterais entre Portugal e a Noruega

Presentemente, a CNPDPCJ encontra-se empenhada no estreitamento de relações bilaterais entre Portugal e a Noruega através da promoção dos direitos da criança, ação consubstanciada mediante a implementação da Iniciativa Bilateral “Promover a proteção dos direitos da criança em áreas prioritárias”.

A Iniciativa, totalmente financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, envolve a CNPDPCJ, enquanto entidade promotora, e a Agência para o Bem-Estar das Crianças e das Famílias do Município de Oslo, enquanto entidade parceira.

logos do lichtenstein, islândia, noruega e cnpdpcj

A apresentação pública da Iniciativa teve lugar a 2 de julho de 2019, na Assembleia da República, em Lisboa, integrada na sessão de abertura do Seminário Internacional “Refletir sobre a participação das crianças na tomada de decisão pública”.

Resultaram desta Iniciativa o Glossário Temático dos Sistemas de Proteção de Crianças e da Promoção dos seus Direitos, com foco na participação e na audição da criança em contextos de especial vulnerabilidade, na versão portuguesa e na versão inglesa , e o Referencial de Boas Práticas para o Reforço da Participação da Criança na Promoção e Proteção dos seus Direitos, também na versão portuguesa e na versão inglesa.

Ambos os produtos foram pré-publicados no âmbito do evento de encerramento da Iniciativa em apreço, online, a 16 de dezembro de 2020, cujo painel de abertura contou com a participação de Rosário Farmhouse (anterior Presidente da Comissão Nacional, entidade promotora da Iniciativa), Tove Bruvik Westberg (Embaixadora da Noruega em Portugal), Hege Hovland Malterud (Diretora da Agência para o Bem-Estar das Crianças e das Famílias do Município de Oslo, entidade parceira) e crianças e jovens portugueses e noruegueses, que intervieram sobre a importância da participação das crianças. O evento contou ainda com a participação de oradores nacionais e internacionais: Célia Chamiça e Fátima Duarte, pela Equipa Técnica da Iniciativa Bilateral, em nome da Comissão Nacional, e Iben Schier van den Berg, pela Equipa Técnica da Iniciativa Bilateral, em nome da entidade parceira norueguesa; Pedro Raposo de Figueiredo (Centro de Estudos Judiciários, Portugal); e Mieke Schuurman, em representação da Eurochild. O painel de encerramento esteve a cargo de Rosário Farmhouse e de Susana Ramos, Coordenadora do Ponto Focal Nacional dos EEA Grants (Portugal). A gravação do evento está disponível aqui.