- Conteudo Principal

A Comissão Nacional em Notícia

A Comissão Nacional em notícia nos orgãos de comunicação social

Número de crianças e jovens acompanhados pelas comissões de protecção subiu no ano passado
Violência doméstica é a situação de perigo mais comunicada às CPCJ em 2019, mas negligência continua a ser a situação mais diagnosticada pelas comissões. Em Maio e Junho deste ano, durante a pandemia, houve 800 situações de perigo comunicadas pelas escolas. (Público, 01/07/2020)

Violência contra crianças: 15% das chamadas de denúncia seguiram para MP

A linha telefónica [da CNPDPCJ] para denúncia de violência contra crianças e jovens recebeu, no primeiro mês de funcionamento, quase cem chamadas, 24% feitas pelos progenitores e 15% foram encaminhadas para o Ministério Público, informou hoje o Governo.

Reportagem / Entrevista Manhã 1

Entrevista a Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, no programa da manhã da Antena 1.

Rosário Farmhouse, ontem, Dia da Criança, na RTP2

Entrevista da presidente da CNPDPCJ, ao programa Ecclesia, no âmbito do Dia da Criança.

SIC proibida de emitir programa SuperNanny sem autorização da CPCJ

"O Tribunal Constitucional (TC) deu razão ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) no caso do programa SuperNanny."(TSF, 21/05/2020)

Constitucional dá razão ao Supremo e coloca Supernanny nas mãos da CPCJ

“O Tribunal Constitucional (TC) deu razão ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) no caso do programa da SIC. Programa só pode ser exibido com autorização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).” (Diário Notícias, 21/05/2020)

Acordão do Tribunal Constitucional

Veja aqui o Acordão do Tribunal Constitucional sobre o programa Supernanny

Durante a pandemia, sinalização de crianças em risco caiu 52%

“A redução pode ser justificada pelo corte do contacto directo das autoridades que denunciam situações de abuso com as crianças e jovens. Em Março e Abril, foram reportadas 3829 sinalizações.” (Público, 20/05/2020)

Criada linha telefónica para denúncia de violência contra crianças e jovens

“A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) criou uma linha telefónica para denúncia de abusos e violência contra menores, apelando a amigos, vizinhos e familiares que se mantenham vigilantes durante o confinamento.” (SIC Notícias, 19/05/2020)

“Proteger as crianças compete a todos” lembra nova campanha nacional

“Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) lança hoje uma nova campanha destinada a sublinhar a importância da comunicação de situações de crianças e jovens em perigo, apelando à especial envolvência de toda a sociedade civil.” (Barlavento, 19/05/2020)

Beja: mês da prevenção dos maus tratos na infância termina com exposição virtual de laços azuis

“A CPCJ de Beja associou-se a esta campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens e promoveu ao longo do mês diversas actividades, sempre com o símbolo do laço azul por detrás.” (Voz da Planície, 30/04/2020)

CPCJ de Ílhavo em campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens para o mês de abril

“Serei o que me deres… que seja amor” é o lema da campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens para o mês de abril. O Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância mereceu o envolvimento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ílhavo através da divulgação de diversas atividades.” (Terra Nova, 3/04/2020)

"Vizinhos, estejam atentos." Risco de maus-tratos às crianças aumenta durante confinamento

“Abril é o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Mas, nesta altura, são muitos os menores em risco acrescido, por estarem em confinamento doméstico com os potenciais agressores.” (TSF, 1/04/2020)

Mês de Abril com COVID 19 – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

“Serei o que me deres … que seja amor”, é o lema da campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens para o mês de Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.” (Correio de Lagos, 1/04/2020)

Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância no Porto Santo

"O mês de abril, como todos sabem, é dedicado à prevenção dos maus tratos na infância. Este ano não será possível fazermos uma campanha presencial, tendo em conta a atual pandemia e o isolamento social que nos foi imposto, por força do estado de emergência.” (Jornal da Madeira, 1/04/2020)

Entrevista a Elizabeth Di Paolo ao programa Manhã 1

Sandra Henriques entrevista Elizabeth di Paolo, coordenadora do projeto de parentalidade positiva da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (Antena 1, 3/01/2020)