- Conteudo Principal

Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

“O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”.

Bonnie W. Finney

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica: o seu neto já tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado.

E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.

“Serei o que me deres…que seja amor”, é o Slogan da Comissão Nacional.

Veja aqui os spots televisivos das campanhas de 20192020 e 2021.

Assista aos vídeos dos laços azuis, que se formaram um pouco por todo o país para encerrar a campanha no final de abril, fruto do trabalho das CPCJ: Laços Azuis 2019Laços Azuis 2020

No âmbito da campanha de 2021, a Comissão Nacional apresentou a canção “Cuida Bem de Mim” com letra, música e interpretação de Madalena Alberto, arranjo musical de Pedro Alvadia e vídeo de Açucena Olivença Cotrim. 

Pode assistir aqui ao evento de abertura da campanha de 2021 que decorreu online e foi subordinado ao tema "Cuida Bem de Mim - Os Desafios da Primeira Infância".

Assista aqui ao vídeo de homenagem da CNPDPCJ às CPCJ, no encerramento do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância de 2021.

Pode ver aqui o vídeo do evento de encerramento da campanha de 2022, Corrida 5km pelas crianças, que deocrreu no Estádio Nacional, no Jamor, a 30 de abril. Mais de 400 pessoas correram ou caminharam pela prevenção dos maus-tratos na infância, numa iniciativa da CNPDPCJ, em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo e o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, do Centro Nacional Desportivo do Jamor, do Programa Nacional de Marcha e Corrida, da PSP e da Cruz Vermelha Portuguesa.

O encerramento da Campanha do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância de 2023 foi com um gigante laço azul humano, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Uma iniciativa da CNPDPCJ em parceria com a DGESTE e a Câmara Municipal de Lisboa, que contou com a participação de cerca de 1500 crianças de vários Agrupamentos de Escolas de Lisboa. Rosário Farmhouse e Maria João Fernandes, respetivamente presidente e vice-presidente da CNPDPCJ, acompanharam João Costa, Ministro da Educação, Isabel Oneto, Secretária de Estado da Administração Interna, Carlos Moedas, Presidente da CML e Florbela Valente, Subdiretora-Geral da DGESTE na interação com as crianças durante as várias atividades proporcionadas.

Veja aqui o vídeo do acontecimento.