- Conteudo Principal

Foto da Presidente

 

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) é a entidade que contribui para a planificação da intervenção do Estado na promoção dos direitos e na proteção das crianças e jovens, bem como para a coordenação, acompanhamento e avaliação da ação dos organismos públicos e da comunidade.

No âmbito da promoção dos direitos, a CNPDPCJ desenvolve anualmente diversas campanhas e iniciativas a nível nacional, onde se destaca o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância (mês de abril), a celebração do aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, o Dia Europeu de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de crianças, entre outros. Coordena ainda projetos de caráter internacional e nacional, com o foco na prevenção e na promoção dos direitos, como sejam os projetos desenvolvidos com a Noruega, no âmbito da participação das crianças, o Selo Protetor ou o Projeto de Parentalidade Positiva Adélia.

No âmbito da proteção das crianças e jovens acompanha, apoia, supervisiona e proporciona formação especializada aos técnicos das 311 CPCJ do País. Num modelo de composição e organização assente numa estrutura horizontal, milhares de pessoas, todos os dias, no terreno, tentam superar-se, com elevado profissionalismo e sentido de serviço, trazendo o seu melhor, num enorme esforço para responder a todas as solicitações. 

Este site pretende ser o espaço de divulgação e informação do trabalho desenvolvido pela CNPDPCJ, numa perspetiva dinâmica. Aqui, acompanharemos a evolução dos projetos, as respostas aos novos desafios que vão surgindo, divulgamos legislação, estudos científicos, damos notícia de iniciativas e eventos, disponibilizamos publicações temáticas, ferramentas pedagógicas, entre muitos outros conteúdos.

Também, e muito importante – a partir daqui, qualquer pessoa, mesmo anonimamente-  pode contactar a Comissão Nacional caso queira comunicar alguma situação de perigo que envolva crianças e que será automaticamente encaminhada para a CPCJ competente.

Outra novidade deste site, é o Espaço Crianças e Jovens, onde iremos ter, por faixa etária, materiais didáticos, educativos e lúdicos e onde serão incluídas todas as informações sobre o recém-criado Conselho Nacional de Crianças e Jovens.

Porque as crianças são o bem mais precioso da sociedade e o seu superior interesse deve ser preocupação de todos é preciso que, num esforço de cidadania ativa, possamos reforçar a nossa missão, pois Proteger Crianças Compete a Tod@s!

 

assinatura presidente

 

Rosário Farmhouse