- Conteudo Principal

Proteger Crianças Compete a Tod@s

Campanha Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens: Proteger Crianças Compete a Tod@s

poster campanha linha telefónica

Clique na imagem para aceder à brochura

A campanha nacional “proteger crianças compete a tod@s” foi desenvolvida pela Comissão Nacional para reforçar o trabalho que tem vindo a ser realizado pelas CPCJ - Comissões de Proteção de Crianças e Jovens - ao longo do período de pandemia e confinamento, e de forma a tornar mais acessível a comunicação de situações de perigo.

Esta campanha pretende chamar a atenção de toda a primeira linha de ação, com especial destaque para a sociedade civil: amigos, vizinhos, familiares e conhecidos – todos têm responsabilidade de comunicar situações que conheçam.

Foi criado e está acessível o número de telefone 96 123 11 11, da responsabilidade da CNPDPCJ, que garantirá o devido encaminhamento destas situações para a CPCJ territorialmente competente. Para mais informações consulte a brochura digital e veja o vídeo.

 

A Comissão Nacional tem vindo a produzir vários materiais informativos e orientadores, tanto para as CPCJ como para a sociedade em geral:

Brochura Proteger Crianças Compete a Tod@s

COVID-19 - Como lidar com a situação - Conselhos para pais em situações vulneráveis.

COVID-19 - Como lidar com a situação - Informações e conselhos para crianças e jovens em situações vulneráveis.

COVID-19 - Como lidar com... Situações Vulneráveis para Crianças e Jovens.

COVID-19 - How to deal with...Situations of vulnerability for children and young people

Corona vírus #Covid-19: Como podem os adultos apoiar as crianças a lidar com o desconfinamento

Corona vírus #Covid-19: vamos desconfinar. E agora?

Novo Ano, Novas Regras - Regressar à escola: propostas para pais e cuidadores, professores, educadores e outros profissionais

Comunicado da CNPDPCJ sobre a COVID-19

Foi também elaborado um modelo de ficha de comunicação de situações de perigo, adaptado ao contexto atual, que está a ser divulgado pelo Ministério da Educação junto dos Agrupamentos Escolares e/ou Escolas não agrupadas (adaptado ao atual período de ensino à distância).

#protegercriançascompeteatod@s