- Conteudo Principal

Há jovens que, em virtude de terem estado numa situação de perigo, foram colocad@s em casas de acolhimento ou em famílias de acolhimento de forma a ficarem protegid@s. Nesta secção abordaremos estas duas modalidades de acolhimento e as suas caraterísticas, bem como os direitos das crianças e jovens em acolhimento, fugas e outros comportamentos de risco.

 

Direitos em Acolhimento Residencial 

Neste documento são abordados os principais direitos das crianças e jovens em acolhimento residencial, respondendo ainda a uma série de questões em torno desta medida.

conhece os teus direitos casa de acolhimento

 

Standards de Qualidade em Acolhimento Residencial, na perspetiva dos Jovens

‘Our lives, our standards’ aborda as vidas e experiências de um grupo de jovens do Norte de Inglaterra, que estão ou estiveram acolhidos. O filme é baseado nos standards de qualidade da NICE (National Institute for Health and Care Excellence), sobre o bem-estar das crianças e jovens em acolhimento. São apresentadas oito declarações de qualidade e os jovens falam de cada uma, explicando porque são tão importantes. O filme foi produzido pelo NICE Collaborating Centre for Social Care.

 

Fugas em Acolhimento Residencial

Neste Guia para jovens em acolhimento residencial, são partilhadas algumas ideias que podem levar os jovens a fugir, quais os riscos desta decisão, o que podem fazer em alternativa e a quem recorrer para ajuda.

fugir da instituição guia para jovens

Um Guia para Acolhimento Familiar

Esta animação foi criada para preparar e tranquilizar os jovens que são integrados em famílias de acolhimento, explicando o processo e as pessoas envolvidas.