Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.
Há jovens que, em virtude de terem estado numa situação de perigo, foram colocad@s em casas de acolhimento ou em famílias de acolhimento de forma a ficarem protegid@s. Nesta secção abordaremos estas duas modalidades de acolhimento e as suas caraterísticas, bem como os direitos das crianças e jovens em acolhimento, fugas e outros comportamentos de risco.
Direitos em Acolhimento Residencial
Neste documento são abordados os principais direitos das crianças e jovens em acolhimento residencial, respondendo ainda a uma série de questões em torno desta medida.
Standards de Qualidade em Acolhimento Residencial, na perspetiva dos Jovens
‘Our lives, our standards’ aborda as vidas e experiências de um grupo de jovens do Norte de Inglaterra, que estão ou estiveram acolhidos. O filme é baseado nos standards de qualidade da NICE (National Institute for Health and Care Excellence), sobre o bem-estar das crianças e jovens em acolhimento. São apresentadas oito declarações de qualidade e os jovens falam de cada uma, explicando porque são tão importantes. O filme foi produzido pelo NICE Collaborating Centre for Social Care.
Fugas em Acolhimento Residencial
Neste Guia para jovens em acolhimento residencial, são partilhadas algumas ideias que podem levar os jovens a fugir, quais os riscos desta decisão, o que podem fazer em alternativa e a quem recorrer para ajuda.
Um Guia para Acolhimento Familiar
Esta animação foi criada para preparar e tranquilizar os jovens que são integrados em famílias de acolhimento, explicando o processo e as pessoas envolvidas.