Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.
Ter uma família e um lar é um direito teu e de todas as crianças. No entanto, crescer com a família biológica, a família de origem, nem sempre é possível. Por vezes, para garantir a uma criança todos os cuidados de que precisa, é necessário encontrar para ela uma nova família que a proteja de maus tratos, negligência grave, abandono ou perda dos cuidadores.
A adoção vem dar às crianças uma nova família onde poderá receber amor e afeto e crescer em segurança. Essa nova família será para sempre e essas crianças passam a ter novos cuidadores e também uma nova família alargada, talvez novos irmãos, avós e tios. A adoção é um ato legal e só pode ser decidido por um tribunal. Com o apadrinhamento civil, as crianças terão igualmente direito a uma nova família, mas de uma forma diferente porque não existe o afastamento completo da família biológica.
Nesta secção vais encontrar informação sobre estes temas, o que te ajudará a compreender melhor o significado das palavras adoção e apadrinhamento civil e o que isso pode representar na vida de uma criança.
“Os Ovos misteriosos”
História infantil narrada
“As cores de Mateus”
Mateus é negro como a noite e escuro como um mistério. E é um menino adotado. A sua mamã conta-lhe que ele nasceu numa ilha muito distante... Porque é que é tão difícil para os seus colegas da escola entender isso?
Apadrinhamento civil
Vídeo tutorial a explicar o que é o apadrinhamento civil, a quem se destina e como funciona esta relação do tipo familiar.
Perdas e Ganhos na adoção
Este vídeo apresenta resultados de investigação sobre os ganhos e perdas da adoção, na perspetiva das crianças adotadas e está preparado numa linguagem amiga das crianças