A primeira edição do CNCJ, foi lançada em 20 de novembro de 2019, no âmbito da sessão comemorativa da celebração da Convenção dos Direitos da Criança, tendo sido dirigida a todas as crianças e jovens residentes em território Nacional, com idades compreendidas entre os 8 e 17 anos.
Inicialmente foram selecionados 103 candidatos e no segundo ano de implementação o CNCJ passou a ser constituído por 24 conselheiros, com idades compreendidas entre os 11 e os 20 anos de idade, oriundos das várias regiões do país: 4 da região Norte, 5 da região Centro, 10 de Lisboa, Santarém e Setúbal, 3 da região Sul, estando ainda cada uma das Regiões Autónomas representada por uma conselheira. Este grupo de conselheiros/as manteve o seu mandato até junho de 2024.
Destacam-se algumas das atividades e iniciativas do CNCJ:
O CNCJ nasceu no ano da pandemia, tendo sido o tema do seu 1º Encontro Nacional - “O confinamento e as repercussões nos direitos socias das crianças e jovens” (20/07/2020).
O CNCJ participou num encontro temático sobre a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) (06/04/2021), do qual resultou um vídeo, exibido na Cimeira Social do Porto 2021.
Visita do CNCJ a Bruxelas e ao Parlamento Europeu, a convite e com o patrocínio do deputado Europeu Pedro Silva Pereira, então Vice-presidente do Parlamento. Juntaram-se ao grupo 7 jovens filhos de colaboradores do Pingo Doce, parceiro da CNPDPCJ – 18 a 20/04/2024.
O CNCJ deu contributos no âmbito da Consulta do Conselho da Europa sobre o desdobrável “Aprende sobre os teus direitos no ambiente digital” (07/12/2020). Clique na imagem para ver o folheto.
Dois conselheiros participaram no programa de Televisão da RTP - “É ou não É” onde apresentaram os seus pontos de vista sobre a democracia e o futuro do país (22/03/2022). Clique na imagem para ouvir.
Respondendo ao desafio lançado pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o CNCJ apresentou os seus desejos para um mundo melhor, que foram o mote para a brochura digital “Os desejos para mudar o mundo”. Clique na imagem para aceder ao folheto.
O CNCJ foi recebido pelo Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (22/11/2023).
O CNCJ participou na Consulta Pública sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, no Centro Cultural de Belém, que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (04/11/2020).
O CNCJ participou na consulta pública da Comissão Europeia “Como adaptar a década digital da Europa às Crianças e jovens?”.
O CNCJ apresentou diversos contributos para a Estratégia do Conselho da Europa para os Direitos da Criança 2022-2027, tendo dois dos seus membros sido convidados para a conferência de alto nível que lançou a referida Estratégia, que decorreu em Roma, em abril de 2022.
A 4 de dezembro de 2021, a melhoria da situação da pandemia permitiu finalmente o 1º Encontro do CNCJ, que decorreu presencialmente, nas instalações da Casa Pia de Lisboa.
Vídeo sobre o CNCJ, elaborado pelos seus membros, que foi apresentado no Seminário de Encerramento do Projeto de Parentalidade Positiva Adélia (13/05/2022).