- Conteudo Principal

Silhuetas de 4 jovens do sexo feminino e masculino

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) está a lançar a 2ª edição do Conselho Nacional de Crianças e Jovens (CNCJ)

Se queres fazer ouvir as tuas opiniões, preocupações, necessidades e expetativas, e participar na tomada de decisões públicas, candidata-te a esta iniciativa!

A Comissão Nacional é uma entidade de referência para a efetiva concretização dos Direitos de todas as crianças e jovens em Portugal, nomeadamente no que respeita ao direito à participação, consagrado no artigo 12º da Convenção dos Direitos da Criança.

Os principais objetivos do CNCJ são:

- Promover o acesso a crianças e jovens a novos espaços de participação social e política;

- Desenvolver nas crianças e jovens competências comunicacionais, de relacionamento interpessoal e de reflexão crítica;

- Proporcionar o diálogo entre as crianças e jovens e decisores políticos;

- Formar e sensibilizar os/as participantes relativamente às temáticas tratadas na CNPDPCJ, nomeadamente os Direitos da Criança.

Esta iniciativa dirige-se a todas as crianças e jovens residentes em território nacional, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, pretendendo-se chegar a crianças oriundas dos mais diversos contextos e realidades sociais.

O prazo das candidaturas foi prorrogado até 10 de fevereiro. Antes decorriam entre entre 20 de novembro de 2023 e 20 de janeiro de 2024 e o mandato dos conselheiros e das Conselheiras que forem selecionados/as será de 3 anos, entre junho de 2024 e junho de 2027.

Video

 

Para saberes mais, consulta:

Cartaz

cartaz

 

Folheto

folheto triptico

 

Dossier de Candidatura – aqui obterás toda a informação necessária para te candidatares.

Depois de leres cuidadosamente o dossier de candidatura, se quiseres entrar na aventura da participação, podes aceder ao formulário de candidatura aqui

Declaração do/a Candidato/a 

Declaração do/a Adulto/a Responsável

Se precisares, podes pedir apoio para o esclarecimento de dúvidas e/ou para a submissão da candidatura aos/às professores/as da tua Escola, aos/às técnicos/as do Projeto Escolhas ou do espaço do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) mais perto de ti, nossos parceiros na divulgação desta iniciativa.

A comunicação dos resultados decorrerá entre 21 de março e 5 de abril.

BOA SORTE!!!

 

Clica no submenu para ver todas as iniciativas realizadas na 1ª Edição.

Contactos:

Email: cn.criancas.jovens@cnpdpcj.pt

Facebook

Instagram