- Conteudo Principal

O direito à saúde e, em especial, o direito à saúde mental e ao bem-estar em geral, é um direito central no desenvolvimento das crianças e jovens. Nesta secção poderás encontrar materiais que te ajudam a identificar sinais e sintomas de problemas de saúde mental, bem como referências aos sentimentos e emoções, aos comportamentos aditivos e a algumas perturbações emocionais.

 

Saúde Mental de Jovens

Os problemas de saúde mental desenvolvem-se frequentemente na adolescência. Cerca de um em cada cinco adolescentes têm estes problemas. É importante que reconheças problemas de saúde mental comuns, que saibas como eles surgem, o que podes fazer para os prevenir e o que fazer perante essa situação. Este é um curso online desenhado especialmente para jovens, pelas Universidades de Groningen e Cambridge.

site sobre saúde mental de jovens

 

Tu Alinhas

Página que responde a dúvidas sobre drogas e substâncias.

tu alinhas

 

Portal da Juventude - Comportamentos Aditivos

Página sobre comportamentos aditivos do portal da juventude.

portal da juventude

 

Projeto de promoção e educação para a saúde nas escolas

Projeto de promoção e educação para a saúde nas escolas, desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos.

geração saudável

 

Os Jovens e a Saúde Mental

Este vídeo destina-se a crianças e adolescentes e descreve: a construção da identidade, da construção da identidade aos comportamentos de risco, os comportamentos de risco na adolescência e as soluções para esses comportamentos.

Violet

Curta metragem de Maurice Joyce, sobre a autoestima.

Saúde Mental e Competências Digitais

Recursos da Associação ySkills para jovens

imagem de um jovem com um telemóvel e vários smiles