- Conteudo Principal

Ter uma família é um direito teu e todas as crianças e jovens têm direito a ter um lar. Muitas vezes isso não é possível nas famílias biológicas.

Existem várias circunstâncias como a orfandade, maus tratos, negligência grave e/ou abandono dos adultos cuidadores, em que é necessário tomar medidas para proteger as crianças e jovens, como a Adoção e o Apadrinhamento Civil. A adoção vem oferecer às crianças e jovens, uma nova família que lhes dará segurança, amor e afeto. Trata-se de um ato legal e só pode ser decidido por um tribunal. Esta nova família será para sempre e, estas crianças e jovens, passam a ter novos cuidadores e uma nova família alargada, talvez novos irmãos, avós, tios e mais novos amigos.

Com o apadrinhamento civil, as crianças e jovens terão igualmente direito a uma nova família, mas de uma forma diferente, porque não existe o afastamento completo da família biológica.

Nesta secção vais encontrar informação sobre estes temas para que melhor esclareças em que consiste o processo de adoção e apadrinhamento civil e o que tal representa na vida de uma criança ou jovem.

 

Trailer do filme Lion

Filme sobre a adoção. Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo perdeu-se do irmão numa estação de comboios de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica. Filme baseado numa história verídica.

Trailer do Filme “Juno”

Juno, como a personagem principal, é uma adolescente que engravida, por acidente, de Bleeker, seu colega de classe. Com a ajuda de sua melhor amiga Leah, Juno encontra os pais 'perfeitos' para o seu filho: Mark e Vanessa, um casal rico ansioso para adotar. Por sorte, Juno tem o apoio total dos seus pais enquanto toma decisões difíceis, confronta-se com a vida adulta e acaba por descobrir o seu lugar.

 

Trailers dos Filmes “O Panda do Kung Fu 1, 2 e 3”

Po é um panda que trabalha no restaurante do seu pai adotivo e sonha em transformar-se num mestre de kung fu. O seu sonho torna-se realidade quando, inesperadamente, ele deve cumprir uma profecia antiga e estudar a arte marcial com os seus ídolos, os Cinco Furiosos. Po precisa de toda a sabedoria, força e habilidade que conseguir reunir para proteger o seu povo de um leopardo da neve malvado.

Trailer do Filme “Gru, o maldisposto”

Um homem que adora todas as coisas diabólicas, o supervilão Gru traça um plano para roubar a lua. Rodeado de um exército de pequenos ajudantes e do seu arsenal de armas e máquinas de guerra, Gru prepara-se para destruir quem atravessar o seu caminho. Mas ele não esperava pelo seu maior desafio: três adoráveis órfãs que querem ter Gru como pai.

 

Perdas e Ganhos na Adoção 

Este vídeo apresenta resultados de investigação sobre os ganhos e perdas da adoção, na perspetiva das crianças adotadas e está preparado numa linguagem amiga das crianças e jovens.

vídeo adoção ganhos e perdas

 

Apadrinhamento Civil

Explicação do apadrinhamento civil com imagens animadas.

apadrinhamento civil