- Conteudo Principal

32º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, 2021

Apresentação da Convenção sobre os Direitos da Criança em linguagem amiga da criança e dupla leitura

A CNPDPCJ assinalou o 32º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança a 19 de novembro, no Palácio Nacional da Ajuda, onde foi apresentada uma edição especial da Convenção sobre os Direitos da Criança, produzida pela Comissão Nacional.

Esta edição especial da Convenção é de dupla leitura, destinada a pessoas cegas, com baixa visão e normovisuais. Ao ser também acompanhada de um audiolivro e de um vídeo realizado pela Rádio ZigZag, esta Convenção ilustrada em linguagem amiga das crianças, é um livro onde a palavra “inclusão” encontra o seu sentido mais profundo.

A sessão de apresentação contou com a presença das crianças do Colégio Helen Keller e do Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira, da Casa Pia de Lisboa, que leram alguns dos artigos da Convenção em braille, a negro e em Língua Gestual Portuguesa.

mesa no palácio da ajuda onde estam sentadas as crianças e os adultos indicados no texto mesa com a secretária de estado, a ministra, a presidente da CNPDPCJ e o diretor do museu

Estiveram também presentes Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Rosário Farmhouse, presidente da CNPDPCJ, e José Alberto Ribeiro, Diretor do Palácio, Museu do Tesouro Real e Biblioteca da Ajuda.

Esteve, ainda, na sessão, para ser homenageado, João Paulo Félix, ultramaratonista, que, este ano, deu a volta a Portugal a correr, pelos Direitos das Crianças.

Vídeo realizado pela Rádio Zig Zag

 

Aceda na imagem em baixo a esta edição da Convenção sobre os Direitos da Criança. Acompanhe com o audiolivro, a que pode aceder aqui.

capa da convenção ilustrada e inclusiva com o desenho de uma menina sorridente vestida com um impermeável amarelo, sob um fundo azul