- Conteudo Principal

Campanha 2018

Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

folheto 2018

O Conselho da Europa aprovou por decisão do respetivo Conselho de Ministros de 2015, a criação do Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual – 18 de novembro que se tem vindo a realizar anualmente.

Conforme é prática desta organização internacional, a edição de cada ano deste Dia Europeu é dedicada a uma temática específica. A temática específica da Edição 2018 deste Dia Europeu é "Abuso Sexual de Crianças no Desporto", lançando a Campanha Start to Talk.

Assim, todos os Estados-membros são encorajados, através das respetivas entidades de todas as áreas, a centrar as suas atividades alusivas a esse dia nesta mesma temática para que o impacto nas respetivas sociedades nacionais e europeia seja mais efetivo na promoção dos direitos e proteção das crianças nesta área específica que se considera carecer ainda de muita intervenção a todos os níveis político, organizacional e da sociedade civil e da consciencialização dos cidadãos em geral, dos profissionais e voluntários envolvidos no desporto, dos pais e das próprias crianças e jovens.

https://www.coe.int/en/web/children/2018-edition

A apresentação da campanha Start to Talk decorreu no Museu do Desporto e foi organizada pelo Instituto Português da Juventude (IPDJ), em parceria com a CNPDPCJ. Para mais informações sobre a apresentação da campanha clique aqui.