Skip to Content
This service uses cookies to improve your usability experience.
To proceed using this service, you agree with our cookie usability policy
Know more

Estratégia Nacional para os Direitos da Criança

Close Login

Estratégia Nacional para os Direitos da Criança

email CNPDPCJ

- Conteudo Principal

Estratégia Nacional para os Direitos das Crianças 2021-2024

Aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2020, de 18 de dezembro

Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2020, de 18 de dezembro, aprovou a Estratégia Nacional para os Direitos das Crianças, para o período 2021-2024 (ENDC 2021-2024).

A ENDC está estruturada em cinco prioridades:

I - Promover o Bem-Estar e a Igualdade de Oportunidades, onde se assume a necessidade de intensificação dos esforços para garantir níveis de vida adequados ao desenvolvimento da criança e jovem.

II - Apoiar as Famílias e a Parentalidade, focando-se na proteção das crianças e jovens privados de meio familiar. Pretende incentivar a desinstitucionalização e a qualificação dos equipamentos existentes e contribuir para o incremento do sistema de adoção e de apadrinhamento civil e reforçar o sistema de acolhimento familiar.

III - Promover o Acesso à Informação e à Participação das Crianças e Jovens, pretende-se potenciar a informação e o conhecimento das crianças e jovens sobre os seus direitos e garantir a formação adequada aos profissionais que interagem sistematicamente com crianças e jovens no sistema de ensino, judicial, saúde e da segurança social.

IV - Prevenir e Combater a Violência Contra Crianças e Jovens, visa a implementação de objetivos estratégicos no âmbito da prevenção e combate a todas as formas de violência, nos diversos contextos, nomeadamente na escola, em casa, nas diferentes comunidades que a criança e jovem frequentam e no mundo digital.

V - Promover a Produção de Instrumentos e de Conhecimento Científico Potenciadores de uma Visão Global dos Direitos das Crianças e Jovens, refere-se à importância de aprofundar o conhecimento sobre a situação das crianças e dos jovens e reforçar a legislação nacional no sentido da promoção dos seus direitos.

Comissão Nacional da Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens foi designada como a entidade coordenadora da ENDC 2021-2024 e dos respetivos planos de ação:

     - Plano de Ação 2023-2024, homologado a 1 de setembro pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, após aprovação pelas áreas governativas envolvidas. Consulte aqui o documento.

     - Plano bianual 2021-2022, ao qual pode aceder aqui.