- Conteudo Principal

Projeto 12 “Justiça para Crianças”

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens está a desenvolver o Projeto 12 “Justiça para Crianças”, em parceria com o ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa e a Logframe – Consultoria e Formação.

Projeto 12 Justiça Amiga das Crianças

etapas do projeto

Projeto 12 Justiça Amiga das Crianças

etapas do projeto

Este projeto dispõe de um site dirigido a crianças e jovens e a profissionais, onde se partilham recursos que podem facilitar a audição a diferentes níveis e por escalões etários, mas também a apresentação dos vários atores que intervêm na audição das crianças e jovens (Juiz/a Advogado/a, Procurador/a, Assistente Social, entre outros) bem como as salas de audição nos Tribunais, das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, da Polícia Judiciária e outras.

Procurando ser o mais inclusivos possível, disponibilizamos materiais em várias línguas, nomeadamente para crianças surdas e cegas. Não sendo possível a tradução em todas as línguas das crianças que Portugal acolhe, os materiais estão traduzidos em inglês. Para além dos recursos dirigidos às crianças e jovens, os profissionais podem também contar com o manual de boas práticas da audição das crianças “Audição da Criança – Guia de Boas Práticas”, de Joana Alexandre e Rute Agulhas.

Clique na imagem para aceder ao site: 

 

duas crianças sobre um fundo branco, com os bonecos coloridos do projeto

 

 

Consulte aqui o Relatório do Mapeamento das Boas Práticas, no âmbito do Projeto.