A 18 de novembro, volta a assinalar-se o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, criado em 2015 por decisão do Conselho de Ministros do Conselho da Europa.
O tema central da edição de 2019 é “Empoderar as Crianças para Acabar com a Violência Sexual”.
No sentido de implementar a celebração do Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual a nível local, regional e nacional, e porque o empoderamento das pessoas é indissociável da sua participação, a Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção das Crianças e Jovens disponibiliza um kit de material de apoio às CPCJ para facilitação de iniciativas que privilegiem a dimensão da participação em articulação com o empoderamento, preparado a partir de materiais do Conselho da Europa, acessíveis em https://www.coe.int/en/web/children/2019-edition.
No âmbito do tema da edição deste ano a CNPDPCJ, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, promoveu uma sessão de teatro, com a peça “Picos e Avelã – À Descoberta da Floresta do Tesouro”, do Centro Social e Paroquial Vera Cruz, cujo texto é dirigido a crianças do pré-escolar e 1º ciclo.
A escolha deste conteúdo, destinado a crianças muito pequenas, parte da necessidade de fazer prevenção contra o abuso sexual em idades muito precoces, por forma a dar-lhes mecanismos de defesa e capacidade para denunciar eventuais situações de abuso de que sejam vítimas ou de que tenham conhecimento.
A sessão teve lugar no dia 18 de novembro, no Auditório do Liceu Camões, em Lisboa. Assistiram à peça 200 crianças das escolas de Lisboa.